Uso de PERT e CPM na Gestão de Projetos
- amancioconsulting
- 18 de dez. de 2025
- 4 min de leitura
PERT e CPM são pilares do planejamento e controle de gestão de projetos. Isso é fundamental, pois a gestão de projetos é totalmente sobre controlar o tempo e o custo do projeto. Gerentes de projeto usam tanto PERT quanto CPM para dividir projetos grandes e complexos em tarefas menores, minimizando tempo e custo.

PERT e CPM são usados como meios para tornar os projetos mais eficazes e eficientes. Ao gerenciar projetos, PERT e CPM ajudam os gerentes de projeto a saber quanto tempo o projeto e as tarefas individuais levarão. Isso ajuda a determinar as melhores datas de início e término para essas tarefas. Eles também podem identificar quais são críticos para o sucesso do projeto e quais não são. Além disso, eles podem descobrir por quanto tempo podem atrasar tarefas não críticas e ainda assim manter o cronograma.
Tanto PERT quanto CPM têm usos distintos no planejamento e controle de projetos. Eles são ferramentas de estimativa e, como tal, fundamentais para criar um cronograma de projeto, que é uma parte essencial da gestão de projetos. Quando usados juntos, eles fornecem uma previsão mais conservadora do cronograma do projeto, mas também de custos e recursos, pois revelam um prazo mais conservador para essas tarefas.
PERT vs. CPM: Principais Diferenças
Embora PERT e CPM sejam técnicas valiosas que ajudam gerentes de projeto a agendar e controlar seus projetos, existem diferenças entre os dois. Conhecer essas diferenças ao analisar PERT vs. CPM vai te ajudar a planejar seu projeto com mais precisão.
A principal diferença é que PERT é uma técnica visual. Ele ajuda os gerentes de projeto a planejar, agendar e controlar tarefas, também chamadas de atividades. O CPM é uma técnica estatística, embora também seja usada para planejar, agendar e controlar. No entanto, ele utiliza tarefas bem definidas para isso.
Outra diferença é o que o CPM PERT faz. O CPM é usado para controlar custos e tempo, e o PERT é essencial para controlar o tempo no planejamento. O PERT também é mais uma ferramenta de desenvolvimento e pesquisa. O CPM é mais comum na gestão de projetos de construção.
PERT e CPM também diferem em termos de estimação. Por exemplo, como vimos acima, o PERT usa um método de três pontos para prever o tempo, enquanto o CPM tem apenas uma medida para estimar. Eles também diferem no fato de que o PERT, usado com o tempo, é mais valioso do que o custo do planejamento. O CPM é mais sobre encontrar uma estimativa razoável de tempo para projetos.
Você pode ver que PERT e CPM são diferentes porque PERT é usado para tentar prever o tempo das tarefas. O CPM é usado quando essas tarefas são previsíveis. Além disso, o CPM separa tarefas críticas de não críticas, enquanto o PERT não faz distinção entre as duas.
Então, o que é PERT?

Gerentes de projeto usam o PERT como uma ferramenta para ajudá-los a determinar quanto tempo levará para concluir um projeto. Esse é um passo essencial para desenvolver um cronograma preciso. O PERT funciona em um gráfico PERT, que mapeia estimativas de três tempos. Um deles é o tempo otimista, ou o menor tempo esperado para que uma tarefa seja concluída.
A seguir vem o tempo pessimista, ou seja, o tempo máximo que levará para completar uma tarefa. Por fim, há o tempo mais provável, que é um tempo razoável para concluir a tarefa, desde que não haja atrasos, gargalos, etc. Uma vez registradas essas estimativas, o gerente do projeto então calcula (tempo otimista + 4 x tempo mais provável + tempo pessimista) /6.
Depois vem a análise PERT baseada no diagrama de rede do projeto, que é composto por setas mostrando a direção do trabalho e nós, que são círculos representando a tarefa. Chama-se gráfico de atividade nas setas, no qual cada tarefa ou marco é acompanhado por setas.
O que é CPM?

O CPM é usado para determinar o horário de início mais cedo possível para cada tarefa do projeto. Também ajudará o gerente de projetos a determinar as tarefas críticas e as não críticas. Isso ajuda na execução do projeto. Se você está atrasado, sabe quais tarefas podem ser puladas sem afetar a integridade do trabalho.
Portanto, o caminho crítico é a sequência mais longa em um diagrama de rede ou a menor duração para que o projeto seja concluído. Existem alguns termos usados no CPM, assim como no PERT. São eles o início antecipado (o horário mais cedo em que um projeto pode ser iniciado), o início tardio (o horário mais tardio para iniciar um projeto), o término antecipado (o tempo mais cedo para concluir um projeto sem causar atrasos).
O CPM é um gráfico de atividades em nós e apenas conecta um evento ao próximo. Como você pode ver, pode levar tempo para entender o CPM. O Gerenciamento de Projetos é um software de gerenciamento de projetos com várias visões de projeto, como gráficos de Gantt interativos, que filtram o caminho crítico. Não são necessários cálculos. Tudo é feito instantaneamente. Assim, você pode estabelecer uma linha de base para acompanhar seu esforço planejado em relação ao seu esforço real para manter o cronograma. Comece a usar o ProjectManager hoje mesmo gratuitamente.
Benefícios do uso de PERT e CPM
Deve ficar claro quais são as vantagens de usar o CPM PERT. O PERT é uma ferramenta ideal para agendar tarefas em projetos e ajuda você a identificar o caminho crítico. Juntos, eles ajudam você a determinar o cronograma para que você possa coordenar o trabalho da sua equipe de projeto.
Tome decisões oportunas
Gerentes de projeto também podem usar PERT e CPM para tomar decisões rápidas ao executar o projeto. Essas opções ajudam a evitar atrasos e entregar os projetos no prazo. O PERT é ótimo para cenários hipotéticos e o caminho crítico ajuda a identificar diferentes incertezas no projeto.
O uso tanto do PERT quanto do CPM promoverá a coordenação dos departamentos envolvidos no projeto. Ele facilita a tomada de decisão para equipes multifuncionais, com amplos dados que auxiliam na gestão de projetos. Você também pode analisar todas as tarefas para ver se o projeto será concluído dentro do orçamento.









Comentários